• fotos_blog

Os principais desafios para as redes sociais em 2018

Mariane Garcia Social Media

09/02/2018

O novo ano chegou e veio com tudo no mundo digital. Janeiro passou voando, e neste primeiro mês já pudemos observar quais serão os principais desafios para 2018 nas redes sociais. Veja abaixo alguns problemas que administradores de página e usuários poderão enfrentar:

1. Declínio ainda maior do alcance orgânico

O alcance orgânico nas páginas do Facebook está cada vez maior e esta é infelizmente uma tendência para todas as redes sociais.

Um dos principais motivos para isso acontecer é que as plataformas precisam monetizar e, para isso, criam maneiras para que as empresas invistam nelas. O alcance orgânico é reduzido, e os anúncios passam a ser a principal maneira de conseguir mais engajamento. Dica importante: separe um orçamento específico para anúncios pagos em 2018, pois essa tendência só irá crescer.

2. Novas maneiras de fazer vídeos

O conteúdo audiovisual promete ganhar ainda mais força neste ano. Já é quase impossível entrar no seu Facebook e não encontrar diversos vídeos.

O desafio que surge está relacionado à saturação dessa estratégia e a poluição visual causada por ela. Embora os vídeos continuem crescendo, será preciso entregar conteúdos e formatos diferenciados para chamar a atenção dos usuários em meio a tanta informação. Por isso, será necessário produzir conteúdos fora da curva para se destacar dentre os outros.

3. Mudança nas formas de consumo

Antigamente muitas pessoas acessavam a internet por meio de computadores. Hoje o cenário é completamente diferente, já que grande parte do tráfego online vem de dispositivos mobiles. 

Outra forma de consumo que mudou foi o relacionamento entre os usuários e as marcas. Está cada vez mais horizontal a forma com que os consumidores se relacionam com as empresas e isso tende a partir cada vez mais para um diálogo de igual para igual. Por isso, encontrar formas de inserir os usuários na produção de conteúdo é um dos grandes desafios.

Para sair na frente, é preciso entender as demandas e modos de relacionamento de seu público e adaptar sua produção de conteúdo nesse sentido. 

Trabalhar com redes sociais é sempre complexo, pelas inúmeras mudanças que acontecem e os riscos que precisamos tomar. Mas saber investir nelas pode ser o que vai garantir seus resultados.

 

 


Sobre o Autor

author Publicitária formada com especialização em Marketing Criativo, já fez de um tudo na área criativa. Apaixonada por design e música, passaria horas na frente do Photoshop com uma boa playlist. Natural de Itajaí, Santa Catarina, já foi se aventurar na Irlanda para estudar inglês, e trouxe como bagagem muitas experiências e a saudade do clima catarinense. Sua frase preferida é "Dare you to move", que em tradução literal significa "Te desafio a se mover".