Oscar Führ Redator
25/05/2020
Se você leu o título deste texto pensando que estou falando sobre o limite dos planos de internet, saiba que não é exatamente isso. A internet entrou em nossas vidas e está, a cada dia que passa, mais entranhada no nosso cotidiano.
No dia 17 de maio celebramos o Dia Mundial da Internet e o momento pede uma reflexão sobre a magnitude dessa ferramenta nos dias atuais.
A internet surgiu em 1969, auge da Guerra Fria, em laboratórios de pesquisa do Departamento de Defesa estadunidense, de forma – digamos – bastante primitiva e com o nome de Arpanet.
O objetivo inicial era de criar um canal de comunicação seguro que ligava pontos e funcionava independentemente de um deles apresentar problemas. O que aparentemente deu muito certo.
O nome Internet surgiu apenas em 1982, quando o sistema passou a ser utilizado em outros países.
Em 1992, foi criada a “World Wide Web”, nossa querida rede mundial de computadores. Desde então, evoluiu para esse monstro (do bem) que está praticamente em todos os lugares.
O advento da internet foi um marco para o mundo. Foi tão grande que marcou até mesmo as gerações: os que vieram antes e os que vieram depois desta rede mundial.
Na virada do milênio é que a internet começou a dar os primeiros passos ao que podemos visualizar hoje. Quem não se lembra dos sons da internet discada ou de ter que esperar dar meia noite para pagar apenas um pulso de telefone? Ou então dos primórdios do MSN, com as telinhas laranjas piscando...
As memórias são ótimas, mas com certeza não irão voltar. Ou você se imagina baixando músicas novamente por programas como Ares e eMule?
Se o objetivo da internet era o de criar canais de comunicação e encurtar a distância entre as pessoas, é isso mesmo que aconteceu!
Depois da criação de redes sociais como MySpace, Orkut, Twitter, Facebook e tantas outras que vieram depois, definitivamente está mais fácil de falar e interagir com outras pessoas.
Mas para além disso, a nossa vida se tornou refém dessa Maravilhosa. Hoje podemos fazer compras, movimentar contas bancárias, tirar qualquer dúvida que possa surgir em questão de minutos e muitas outras coisas. (Podemos até mesmo pesquisar sobre coisas que podemos fazer na Internet para exemplificar um texto-blog RISOS).
E acredite, a tendência é que a gente continue se impressionando com todas essas possibilidades.
Se a sua televisão, a sua geladeira, a sua máquina de lavar, o seu carro (etc) podem se conectar à Internet, então você já está vivenciando o futuro.
As casas inteligentes, nas quais todos os aparelhos se comunicam, são o maior exemplo de que os robôs vão dominar o mundo (brincadeira).
Essa caminhada ao futuro é uma maneira de tornar a nossa vida cada vez mais simples e dinâmica. Com toda certeza a internet será responsável por tudo isso.
Por enquanto podemos apenas imaginar e aguardar pelas próximas revoluções tecnológicas.
Corre para as redes sociais da Arroba e conta pra gente o que você espera!