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Dinâmico e interativo, podcast tem conquistado cada vez mais público

Giovana Oliveira Redatora

26/02/2019

Com características do bom e velho rádio, o podcast chegou e parece que é para ficar. Dinâmica, alternativa e independente, a ferramenta tem sido utilizada em diversos segmentos da sociedade, como forma de abordar assuntos específicos, técnicos, educacionais, publicitários e relacionados à tecnologia. Assim, constrói uma audiência fiel e se consolida.

O podcast é um conteúdo produzido em áudio e disponibilizado através de arquivos ou streaming. Assim como o Youtube que cativa pela liberdade de escolha, o podcast também possui a vantagem de ser ouvido sob demanda, quando o usuário desejar, o que amplifica a popularização. De tão famosa, a ferramenta recebeu até um dia em sua homenagem: 21 de outubro é o Dia do Podcast no Brasil. Duas pesquisas importantes sobre o tema foram realizadas, no fim do ano passado, e que mostram a força dos podcasts por aqui.

De acordo com um levantamento da Audio.ad, 25% dos entrevistados afirmam escutar podcasts regularmente. Já a Associação Brasileira de Podcasts (ABPOD), na PodPesquisa, mostra que mais da metade das pessoas ouve todos os dias. À medida que a comunicação se modifica, as ferramentas para tal precisam se adaptar – bem como os mensageiros. Por isso, o celular é a via de uso para a audição dos conteúdos. Cerca de 90% das pessoas consomem as informações pelo smartphone, 70% delas faz isso enquanto aguarda no sinal, no trânsito, e 68% delas ouve os conteúdos enquanto realiza alguma atividade doméstica ou na prática de exercícios físicos. É o entretenimento educativo, direcionado e informativo ao pé do ouvido.

Além dos podcasters – como são chamados os produtores -, grandes meios de comunicação têm se atualizado ao fazer uso da ferramenta. Os conteúdos jornalísticos em áudio agora não circulam apenas pelas ondas do rádio, mas também pelas plataformas como iTunes, Spotify, Spreaker, Soundcloud e o próprio e inventivo Youtube. O formato influencia ainda os modos de consumo. Ainda na linha de pesquisa da ABPOd, 63% dos entrevistados afirmam ter comprado algum produto ou serviço anunciado em podcasts. A publicidade pode acontecer de quatro maneiras diferentes:

*Spots de áudio: os spots de 30 segundos são inseridos antes, durante ou depois do programa;

*Testemunhais: formato usual, gravado pelos locutores do programa que aparecem no meio do episódio e costumam ter entre 1 e 2 minutos de duração;

*Programa temático: formato no qual um programa inteiro é feito com base em um tema passado pelo anunciante;

*Programa do cliente: quando uma marca faz o próprio conteúdo em podcasts e disponibiliza isso em seus ambientes digitais.

O podcast tem conquistado os ouvintes pelo dinamismo nas informações e  pela praticidade em ser consumido. E isso, claro, afeta a publicidade e o marketing, de modo que os investimentos na ferramenta são uma crescente. Esta pode ser uma ótima possibilidade para quem deseja ampliar a cartela de clientes e atingir o público de forma interativa, consistente e inovadora.

 

 


Sobre o Autor

author Giovana Oliveira, redatora, responsável pela produção de conteúdo