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Diversidade e representatividade: Você já despertou para essa realidade?

Yasmin Rocha Social Media

08/07/2019

 

É sempre importante falar mais sobre isso, agora mais do que nunca. Essas duas palavras tão significativas se tornam mais impactantes quando encontram a publicidade, pois diversidade é ser plural, o público precisa se sentir representado para consumir a marca.

 


Quando uma pessoa não se vê nos produtos de uma empresa, ela e toda a sua representatividade estão sendo excluídas e invisibilizadas.

Ao lançar um produto publicitário, é necessário que ele atinja o público-alvo da marca, que é filtrado por: idade, gênero, classe social, dentre outros. No entanto, há diversas valores que não podem ser mapeados e selecionados.

 

Nesse ponto, das especificidades, é preciso romper todo tipo de filtro excludente. O seu produto publicitário deve atingir como uma flecha as mais diversas pessoas, estourando bolhas para que ninguém escape.

 

Deve-se lembrar da palavrinha mágica: DI-VER-SI-DA-DE. Quando você lembra dessa palavra também é preciso ativar um superpoder: a EMPATIA. Como poderei falar com um público tão diverso se não consigo compreendê-lo?


Aí entra outra questão: tenho uma equipe diversa? Se não, reavalie esse aspecto. As principais empresas do mercado já notaram isso. Para o gigante da tecnologia, o Google, a contratação de grupos diversos e minorias é uma prática estratégica e que reflete positivamente nos resultados dos negócios.

 

Portanto, trata-se de uma atitude humana e uma estratégia inteligente para qualquer empresa.

 

Selecionamos três exercícios essenciais para criar campanhas e produtos que atinjam todas as pessoas que a sua empresa pode beneficiar e, assim, gerar engajamento e mais receita para a sua marca:

 

1 – Rompa com estereótipos

 

Esse é um exercício muito importante, afinal, existe toda uma carga social e cultural de anos que nos leva a categorizar pessoas e escolher padrões convencionais, mesmo que eles não representem de fato a realidade. Trata-se de uma mudança necessária e que está cada vez mais presente na Publicidade.

 

2 – Descarte os preconceitos

 

Crescemos rodeados de preconceitos, mas isso não é desculpa para agir com base neles, muito menos na criação de campanhas para o público. Precisamos acompanhar as mudanças no mundo, seguindo os ensinamentos do poeta Raul, sendo realmente uma metamorfose ambulante.

 

3 -  Aposte na diversidade corporativa

 

É crucial para empresa que cria conteúdos ter uma equipe cada vez mais diversa. Quando se abre espaço para pessoas com perfis diferentes, visões de mundo distintas passam a fazer parte da cultura da empresa, refletindo assim em um trabalho capaz de engajar e alcançar muito mais pessoas. 

 

A comunicação que a gente vê fala muito sobre quem a produziu. Sem diversidade nas equipes, dificilmente haverá representatividade e diversidade no seu produto midiático. Portanto, é preciso refletir e aprender com as mudanças. Esses dois elementos são essenciais para um posicionamento atual e inclusivo.


Sobre o Autor

author Jornalista em formação. Paraense, metade índia, metade portuguesa. Jambuzeira.