Eduarda Vidal Redatora
18/09/2019
No livro Marketing 4.0: do tradicional ao digital, Philip Kotler faz uma análise detalhada sobre as mudanças vindas com a era digital.
Trata-se de um material valioso que todo profissional que deseja ter uma marca forte nos dias de hoje precisa saber.
1. Consumidores se importam cada vez mais com a opinião dos outros
Com a conectividade que vivemos hoje, a conformidade social está cada vez mais forte. Isto é, está todo mundo preocupado com que o outro pensa.
Logicamente, isso afeta também o comportamento do consumidor que, em apenas alguns cliques, consegue ter um dossiê completo sobre o produto, a marca e sobre o que outros consumidores pensam sobre a sua empresa.
Em um ambiente altamente conectado, as clientes se adaptam com mais facilidade às opiniões sociais.
Kotler afirma ainda que a maioria das decisões de compras serão decisões essencialmente sociais.
2. Comunidades são a nova segmentação
No marketing tradicional a segmentação é sempre o primeiro passo para uma estratégia. Em regra, essa divisão se dá com base em perfis:
A segmentação seguida da definição de um mercado-alvo são essenciais para a estratégia da marca.
Porém, o pai do Marketing nos convida a refletir que essa relação entre a marca e o consumidor está verticalizada, dando uma noção de caçador e presa.
Afinal, são estratégias unilaterais, que partem da empresa em relação ao consumidor, sem que ele tome conhecimento.
É justamente essa relação unilateral que resulta em campanhas irrelevantes, anúncios invasivos e uma publicidade que não requer o consentimento do cliente.
Hoje, diante desse cenário socialmente conectado, é preciso horizontalizar as relações e compreender a importância do consentimento do consumidor para criar laços fortes com a sua marca.
Isso quer dizer que a sua marca, além de pedir permissão para se envolver com uma comunidade. Mas para isso, é preciso ter uma mudança profunda de comportamento.
As marcas devem agir como um amigo que tem de fato a intenção de ajudar e oferecer alguma vantagem, e não mais agir como predadoras em busca de iscas.
3. Só há espaço para marcas humanizadas
No tópico anterior já deu para notar que a proposta para o marketing atual é de uma mudança de postura das marcas em relação ao consumidor, certo?
E é exatamente sobre disso que essa última lição fala. Comportamento, emoção, ética, tudo isso é assunto importante para a sua marca.
Cada vez mais, as marcas têm adotado qualidades humanas para atrair e encantar consumidores. Para isso, elas precisam conhecer bem o seu público, entender suas necessidades, desejos e ansiedades.
Nas próprias palavras de Kotler, as marcas devem ser: