Eduarda Vidal Redatora
22/07/2019
Embora o Inbound Marketing ainda pareça novidade, ele já tem sido implementado por muitas empresas há um bom tempo. Quem tem um olhar mais atento, pode perceber que houve mudanças no Marketing e que aquele conceito tradicional não faz mais tanto sentido. Pelo menos não em todos os casos.
Logicamente, a essência do Marketing não muda, trata-se de um meio para alcançar clientes e dar visibilidade a uma marca. Porém, a metodologia e as ferramentas mudam a todo momento. Isto é, a forma de chegar às pessoas têm mudado e vai continuar mudando. Afinal, o processo de transformação do comportamento do consumidor é orgânico, ou seja, vivo.
Entenda agora essa transformação por meio desses dois conceitos que trouxemos hoje.
Inbound e Outbound: como é cada um desses conceitos?
O objetivo do Inbound Marketing é conquistar e fidelizar clientes para o negócio. Trata-se de um Marketing de atração.
Bom, até aí você pode estar se perguntando se essa intenção não está presente em toda estratégia de marketing. De fato, sim. Porém, a diferença está a seguir.
Por ser uma estratégia de atração, o Inbound Marketing não vai atrás do cliente, ele simplesmente DESPERTA o seu interesse para que ele vá até o seu negócio.
Nos dias de hoje, a principal forma de despertar esse interesse é por meio do conteúdo. O Marketing de Conteúdo é o maior aliado do Inbound e, por meio dele, empresas têm aumentado sua receita e conquistado um público fiel para a sua marca.
Hoje, é possível que uma pessoa frequente o blog de uma empresa com assiduidade sem necessariamente precisar daquele serviço. Porém, ao depositar confiança no seu conteúdo e ser “educada” por ele, ela conhece a marca e tem uma imagem positiva acerca do que ela produz.
Essa reputação construída sobre a marca é algo que se multiplica e cria um grande potencial que, com pouco tempo, se converte em clientes e muitos benefícios para a empresa.
Já o Outbound é aquele Marketing concentrado em oferecer produtos. Ele entra em ação a partir do momento em que o cliente tem algum contato com a empresa que de fato represente um interesse.
Trata-se de um conceito importantíssimo, mas que não pode ser o único da sua estratégia de Marketing. Sabe por quê?
Por que o Outbound Marketing não é mais suficiente?
Porque esperar um cliente não é mais uma realidade possível nos dias de hoje. Com a internet ocupando um lugar central em todos os setores da vida e a quantidade de informações que buscamos diariamente, é preciso estar presente e ser lembrado.
E para estar presente sem ser INVASIVO com propagandas e anúncios que incomodam, é preciso fazer um caminho que seja agradável e últil para o público, produzindo bons conteúdos.
O melhor de tudo é que o Inbound Marketing tem um fluxo contínuo e não requer investimentos altos.
O conteúdo que você produz continua na internet mesmo que você não tenha mais como investir no seu Marketing. Ao contrário de anúncios que somem a partir de um prazo determinado.
Portanto, não espere para começar a criar estratégias de Inbound Marketing. Inspire seu público e conquiste clientes fiéis!