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Likes ocultos: o que a equipe Arroba percebeu após essa mudança no Instagram?

Eduarda Vidal Redatora

29/07/2019

Faz pouco mais de duas semanas que os likes ocultos passaram a valer aqui no Brasil. Mas nesse pequeno intervalo de tempo, que na era digital representa muitas horas zapeando as redes, já deu para ter uma ideia do impacto dessa ação para os usuários.

E como usuários e que somos, nós da equipe Arroba, resolvemos compartilhar algumas impressões que tivemos a respeito dessa mudança.

Hoje, vamos bater um papo sobre likes, engajamento, produção de conteúdo, efeito manada e tudo o que o time da Arroba e outros especialistas pensam a respeito desses assuntos.

Vamos lá? Então se liga nessas impressões!

Agora o número de likes não é mais parâmetro para curtir ou não uma publicação

Enquanto conversávamos sobre a nova regra do Instagram e de como nós, usuários e equipe de Marketing Digital, percebemos essa mudança, uma das primeiras coisas a serem ditas foi essa mudança de parâmetro.

Sabemos que, por mais que tenhamos nossas convicções e preferências individuais, somos também seres sociais. Portanto, buscamos em menor ou maior grau pertencimento a grupos.

Esse comportamento, que podemos chamar aqui de comportamento de “manada” muitas vezes nos leva a avaliar situações e, por que não, conteúdos pela reação da maioria.

O número de likes é um exemplo disso. Quantas vezes deixamos de curtir uma imagem (ou o contrário, curtimos uma foto) influenciados pelo número que estava ali embaixo?

A própria empresa Instagram se manifestou sobre essa decisão, dizendo que não gostaria que as pessoas se sentissem em uma competição.

E, por falar em competição, não podemos esquecer que, como tudo tem seus dois lados, a rede social também tem um potencial tóxico para a saúde mental.

Nesse ponto, a ocultação de likes diminui o impacto nocivo que as redes sociais produzem na autoestima das pessoas, principalmente, aqueles sentimentos como insegurança e inferioridade.

O foco agora está nos conteúdos, priorizando qualidade em vez de quantidade

Outra consequência positiva dessa mudança é que o foco maior agora está na qualidade do conteúdo.

Se antes você tinha certo desânimo para criar conteúdo pensando que não teria muitos likes ou porque achava que o Instagram tinha se tornado uma batalha de curtidas, agora as coisas mudaram.

A ausência de números embaixo do conteúdo está fazendo, gradativamente, nossos olhos se acostumarem com um novo jeito de “zapear”.

Hoje, podemos dizer que caminhamos para um modelo de relacionamento nas redes sociais voltado de fato para o compartilhamento de conteúdo, momentos e imagens inspiradoras e não mais para uma guerra de egos.

Não podemos esquecer também que nem só de Feed vive o Instagram. Agora, mais do que nunca, os Stories estão roubando a cena e se tornando os queridinhos dos usuários da rede.

Para empresas que desejam iniciar ou melhorar o seu relacionamento nas mídias, trata-se de uma excelente oportunidade. A hora de investir em um conteúdo relevante é agora.

E aí, gostou do que a equipe Arroba trouxe sobre essa última mudança do Instagram? Aproveite para compartilhar com a gente o que você acha disso tudo!


Sobre o Autor

author Eduarda Vidal - Redatora - Metade punk rock, metade budista.