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Marketing de conteúdo: conquiste autoridade com essa estratégia

Eduarda Vidal Redatora

16/10/2019

A empresa que deseja criar a sua estratégia de Marketing Digital vai se deparar com o conceito de Marketing de Conteúdo. Afinal, esse conceito diz respeito à criação de conteúdo para o seu público.
 
Já parou para pensar no tipo de conteúdo que o seu público precisa?
Ao inserir a sua marca em qualquer rede social, é preciso saber o que os usuários dessa rede podem ter como ganho ao seguirem a sua página. 
O conteúdo não é só uma forma de ser visto pelo seu cliente, mas também de ser útil para ele, inspirando-o ou informando-o sobre determinados assuntos. 
 
Por meio dessa estratégia, você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.

 

Como fazer Marketing de Conteúdo?

 

Para além de escrever um texto para um blog ou um post para as redes sociais, o Marketing de Conteúdo requer a criação de um planejamento.
 
Criar esse tipo de estratégia envolve uma escolha do que escrever, de quando publicar, o tipo de canal que será publicado, o formato, a persona que será atingida e o resultado que se deve esperar.

 

Planejamento de conteúdo

Planejar uma estratégia de conteúdo requer um conhecimento profundo sobre o mercado, o público e o negócio.
A partir desse conhecimento, é preciso definir com objetividade o que, quando e onde. Isto é, que conteúdo será criado, em qual frequência e por quais canais de publicação.  

Formatos de conteúdo

Hoje, existem inúmeras maneiras de criar conteúdo. A internet oferece formatos variados, interativos e dinâmicos, permitindo a criação de uma estratégia personalizada para cada marca, com suas características singulares e linguagem própria. Veja alguns dos formatos possíveis para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
  • Blog posts
  • Vídeos
  • Ebooks
  • Posts
  • GIFs
  • Infográficos
  • Memes
  • Email Marketing
Na hora de escolher o formato, avalie bem o que o seu público consome, pois isso será determinante para a efetividade das suas ações. 

Métricas de resultados

Tão importante quanto planejar e executar uma estratégia de Marketing de Conteúdo é mensurar os resultados dessa estratégia.
Quem deseja trabalhar com o Marketing Digital deve saber que é preciso contar com a mudança como parte do processo. A cada semana surgem novidades no mundo virtual e é preciso estar atento a isso.
Para instrumentalizar essa avaliação e saber o que de fato traz resultado para a sua marca, utilize métricas como:
  • Compartilhamento
  • Comentários
  • Visualizações 
  • Tempo de permanência na páginas
Informações detalhadas sobre essa interação do seu público com a página podem e devem ser utilizadas para nortear as suas ações. 





Sobre o Autor

author Eduarda Vidal - Redatora - Metade punk rock, metade budista.