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Marketing Digital do zero: como começar a sua estratégia?

Eduarda Vidal Redatora

19/08/2019

 

Você pode ter uma loja ou um negócio virtual e, de ambas as formas, precisará de uma estratégia de Marketing Digital.

Hoje, quem não está presente nas redes perde boas oportunidades de vendas e, por isso, não dá mais para sua empresa estar fora da internet.

Um primeiro e excelente motivo para você começar agora com uma estratégia é o seu custo-benefício. O Marketing Digital tem um custo baixo em comparação com os resultados que ele pode trazer.

Além de ser a única maneira de você atingir pessoas do mundo todo (se for esse o seu desejo) sem precisar internacionalizar suas operações.

Veja a seguir como se dá uma estratégia de Marketing Digital completa e eficiente!

 

Entenda o seu público e as suas necessidades

 

Para a sua comunicação ser direcionada para as pessoas que realmente têm um potencial para se tornarem futuros clientes, é preciso conhecer bem o público do seu negócio e as suas necessidades.

Dessa forma, você poderá selecionar as ferramentas, os conteúdos e a linguagem certa para atingir esse público.

Se você é um adestrador de cães, por exemplo, a sua comunicação terá de ser voltada para donos de cães e demais pessoas que possam ter algum interesse no adestramento.

 

Mergulhe na “dor” do seu cliente e comece daí.

 

A partir dessa primeira segmentação, fica muito mais fácil entender o seu papel enquanto prestador de um serviço que determinadas pessoas necessitam.

Nessa etapa, você conhecerá também os hábitos do seu público, as redes sociais que ele está inserido, as palavras mais buscadas em mecanismos de busca, dentre outras ações que darão conhecimento suficiente para avançar com seu Marketing.

 

Estruture a sua estratégia de Marketing Digital

 

Essa etapa corresponde à estruturação de toda a sua estratégia de Marketing.

Após passar por uma pesquisa de mercado e público, é preciso criar o seu planejamento, com cada ferramenta que será utilizada para criar a comunicação e o relacionamento com o seu público.

As ferramentas possíveis para iniciar a sua comunicação online são muitas. As mais populares são:

·         Blog;

·         Redes Sociais;

·         Site; e

·         Lista de e-mail.

Escolha as mais adequadas para o seu tipo de negócio e avance para as próximas etapas.

 

Planeje e crie conteúdos relevantes

 

Após escolher os canais de comunicação que a sua empresa terá no ambiente virtual, é hora de planejar e criar conteúdos relevantes a fim de gerar relacionamento e transmitir autoridade sobre determinado assunto.

Cada um dos canais terá um tipo mais adequado de conteúdo, assim como linguagem e formato específicos.

O objetivo aqui é dar visibilidade ao produto ou serviço e à marca de forma geral. Portanto, é possível criar conteúdos direcionados para as vendas e outros para o fortalecimento da marca. Ambos são importantes.

 

Monitore e mensure os resultados

 

Neste momento, a sua empresa já está criando conteúdos e publicando-os em seus canais. Mas o Marketing Digital não acaba por aí.

É preciso monitorar as redes sociais, site ou blog, interagindo com o público e resolvendo quaisquer demandas que apareçam.

Além disso, há também a mensuração de resultados que é ESSENCIAL para uma boa estratégia. Nela, constam variáveis como alcance, envolvimento e conversões.

Como se pode ver, há todo um ciclo que funciona no Marketing Digital e é preciso segui-lo para as suas ações serem cada vez mais alinhadas com a sua audiência.  


Sobre o Autor

author Eduarda Vidal - Redatora - Metade punk rock, metade budista.