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Resultados da noite para o dia: evite esse tipo de expectativa

Jackson Henrique Social Media

25/01/2019

Se você é do tipo de pessoa que investe em ações de marketing digital e tem como expectativa o aparecimento de resultados rápidos, atenção para o recado: você está fazendo isso errado. O perfil do consumidor na era digital é oposto do de antigamente, quando o marketing tradicional é que ditava as regras do jogo.

Com o aparecimento desse novo perfil do consumidor, é necessário adotar novas estratégias. Tais estratégias precisam atingir o público-alvo de forma certeira, no entanto, isso não acontece tão rapidamente, é necessário calma e foco. Podemos certificar que para adquirir resultados duradouros, é preciso recorrer a ações mais econômicas e com grande poder de engajamento.

As estratégias buscam atrair consumidores, melhorar o posicionamento da empresa e, entre outras metas, promover produtos ou serviços. Mas, ao contrário do que muitos pensam, essas questões levam um certo período para acontecer, pois requer a confiança das pessoas. E confiança, é artigo de luxo.

Em todo caso, há ações cujos retornos aparecem em tempos específicos. Um exemplo disso são os links patrocinados, cujos resultados podem aparecer no dia seguinte. Mas isso não dá garantia de que o usuário manterá o relacionamento com a empresa ou comprará dela. Trata-se de uma ação que precisa ser constantemente mantida para que continue gerando retorno. Os sites, por sua vez, costumam gerar retornos a médio prazo. Com eles, você pode apresentar a empresa, lançar atualizações, produtos ou serviços oferecidos, e atrair visitas.

Já o marketing de conteúdo é uma ação que vindica mais tempo. O envolvimento do potencial cliente com a empresa precisa ser trabalhado à medida que ele demonstra interesse nessa relação e aos poucos vai atrás do que busca para amadurecer o seu poder de decisão. As ações que geram retorno a longo prazo podem precisar de um investimento maior, porém trazem resultados mais duráveis para a marca.

Outra parte importante e que requer tempo, dentro do marketing digital, é o planejamento de marketing.  Para se ter um bom planejamento é necessária uma etapa de pesquisa e análise de mercado – definir jornada de compra, palavras-chave, entre outras -. Isso irá delinear os rumos da empresa no ambiente digital e determinará de que maneira ela se relacionará com quem deseja ter como consumidor.  É indispensável o ato de medir o retorno, pois vai sugerir mais atenção a um canal em relação ao outro, e sugerir mudanças nas estratégias.

Considere os pontos apresentados acima e aumente os acertos da sua empresa. Com calma e muito planejamento, a sua empresa vai longe! Em caso de dúvida ou precisando de ajuda, já sabe, não é? Fale conosco.  


Sobre o Autor

author Um pouco de engenheiro, um pouco de arquiteto, um pouco de publicitário. Catarinense apaixonado por internet, adora café. Bem humorado, gentil e disléxico.