• fotos_blog

Você sabe como funciona o algoritimo do Newsfeed no Facebook?

Micheli Santos Social Media

21/11/2017

O Facebook utiliza um algoritmo para criar e ordenar um ranking de posts, que será exibido em sua timeline.
Isso é feito individualmente para cada usuário da rede, o Facebook afirma que o processo não é perfeito, mas que eles trabalham a cada dia para melhorá-lo.
Os posts são ordenados através deste "filtro", de acordo com a Pontuação de Relevância e esse é o seu newsfeed. O próprio Facebook listou os principais pontos que afetam a criação do ranking individual do newsfeed, são eles:             - Inventário: são as histórias que você não viu dos seus amigos e das páginas que você decidiu seguir. Ou seja, o conjunto de posts disponíveis para que você possa consumir.  
- Sinais: informações disponíveis para contribuir com o processo de decisão. Exemplos: quem fez o post, em qual horário, qual é a velocidade atual da sua Internet ou qual o tipo de smartphone você usa.
 
- Previsões: o Facebook utiliza o Inventário, associado aos Sinais, para prever o que pode ser mais interessante para você. Exemplo: qual é a propensão de você compartilhar ou comentar em um post. Ou quais as chances de você ocultar ou reportar um post.
 
- Pontuação de Relevância: os dados das previsões são reunidos para gerar um número, a pontuação de relevância. Um número que representa o quão interessado o Facebook acha que você está em um post (que existe no seu inventário). Se esse filtro não existisse, você teria que passar por milhares de posts (milhaaares mesmoo) até encontrar um do seu interesse.
Portanto, utilizando esse algorítimo através de Inteligência Artificial, o face vai direcionar para a timeline de cada usuário, apenas posts que mais lhe interessam. Interessante, não é ? :)

Sobre o Autor

author Para ser o melhor, você tem que dar o seu melhor. Social Media, mãe, dona de casa e nas horas vagas, nerd. Apaixonada por tattoos, livros, filmes, games e movida a música!