Eduarda Vidal Redatora
24/06/2019
Quem tem um olhar mais atento para as tendências digitais percebe que as mudanças ocorrem o tempo todo.
Geralmente começa com uma ou mais marcas famosas e, quando percebemos, cria-se uma tendência que se espalha e conquista o gosto popular.
Se formos analisar o passado, veremos diversas referências estéticas que hoje já não são mais utilizadas ou que, pelo menos, sofreram transformações para ideias e formatos mais contemporâneos.
Portanto, é essencial manter-se atualizado e seguir novas diretrizes e conceitos no Design Gráfico.
Veja só o que separamos para você ficar por dentro das tendências mais populares neste ano!
1. Assimetria
Composições que sejam assimétricas e harmônicas ao mesmo tempo passaram a ser trabalhadas em diferentes materiais como logotipos e até mesmo embalagens e outros materiais gráficos.
Um layout assimétrico tem como principal característica a distribuição dos elementos de forma desigual.
Diferente do layout simétrico, esse tipo de conceito chama a atenção justamente pela tensão que desperta no olhar.
2. Cores Vibrantes
As cores vibrantes estão em alta e ninguém pode negar. Uma das possíveis respostas para essa tendência é a emoção que os tons mais saturados despertam.
Sem dúvida, se formos comparar uma arte com tons pastéis e outra com tons saturados, a segunda será capturada com mais rapidez.
Mas é importante lembrar que o efeito deve ser positivo e harmônico, evitando excessos que podem gerar desconforto.
3. Paletas gradientes
A criação de uma imagem usando dois ou mais tons de uma cor, assim como de cores diferentes, mas que também sintonizam é uma tendência com bastante força no momento.
É possível ver esse recurso até mesmo no logotipo de gigantes das redes como o Instagram, que explorou tons de rosa e laranja.
4. Responsividade - Autoadaptação
A responsividade é a capacidade de uma marca se adaptar a diferentes tamanhos de tela. Nos dias atuais isso é mais do que necessário, visto que a variedade de dispositivos utilizados está cada vez maior.
5. Minimalismo
Simples não significa fácil. Na linguagem de Design, a simplicidade tem a ver com a quantidade de estilos, elementos e cores utilizadas.
Apesar de não parecer, o minimalismo é um desafio ainda maior, pois criar uma imagem impactante para o cliente com poucos elementos é mais difícil do que quando dispomos de muitas referências.
No entanto, uma boa arte minimalista pode acertar em cheio o coração das pessoas.
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