• fotos_blog

05 tendências para o Design que a sua marca precisa saber

Eduarda Vidal Redatora

24/06/2019

Quem tem um olhar mais atento para as tendências digitais percebe que as mudanças ocorrem o tempo todo.

Geralmente começa com uma ou mais marcas famosas e, quando percebemos, cria-se uma tendência que se espalha e conquista o gosto popular.

Se formos analisar o passado, veremos diversas referências estéticas que hoje já não são mais utilizadas ou que, pelo menos, sofreram transformações para ideias e formatos mais contemporâneos.

Portanto, é essencial manter-se atualizado e seguir novas diretrizes e conceitos no Design Gráfico.

Veja só o que separamos para você ficar por dentro das tendências mais populares neste ano!

1.  Assimetria

Composições que sejam assimétricas e harmônicas ao mesmo tempo passaram a ser trabalhadas em diferentes materiais como logotipos e até mesmo embalagens e outros materiais gráficos.

Um layout assimétrico tem como principal característica a distribuição dos elementos de forma desigual.  

Diferente do layout simétrico, esse tipo de conceito chama a atenção justamente pela tensão que desperta no olhar.

2.  Cores Vibrantes

As cores vibrantes estão em alta e ninguém pode negar.  Uma das possíveis respostas para essa tendência é a emoção que os tons mais saturados despertam.

Sem dúvida, se formos comparar uma arte com tons pastéis e outra com tons saturados, a segunda será capturada com mais rapidez.

Mas é importante lembrar que o efeito deve ser positivo e harmônico, evitando excessos que podem gerar desconforto.

3.  Paletas gradientes

A criação de uma imagem usando dois ou mais tons de uma cor, assim como de cores diferentes, mas que também sintonizam é uma tendência com bastante força no momento.

É possível ver esse recurso até mesmo no logotipo de gigantes das redes como o Instagram, que explorou tons de rosa e laranja.

4.  Responsividade - Autoadaptação

A responsividade é a capacidade de uma marca se adaptar a diferentes tamanhos de tela. Nos dias atuais isso é mais do que necessário, visto que a variedade de dispositivos utilizados está cada vez maior. 

 

5.  Minimalismo

 

Simples não significa fácil. Na linguagem de Design, a simplicidade tem a ver com a quantidade de estilos, elementos e cores utilizadas.

 

Apesar de não parecer, o minimalismo é um desafio ainda maior, pois criar uma imagem impactante para o cliente com poucos elementos é mais difícil do que quando dispomos de muitas referências.

No entanto, uma boa arte minimalista pode acertar em cheio o coração das pessoas.

Gostou das dicas? Acompanhe nossas redes e fique sempre por dentro do que está acontecendo no mundo do Marketing Digital!


Sobre o Autor

author Eduarda Vidal - Redatora - Metade punk rock, metade budista.