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Bauhaus e Steve Jobs: o que a escola alemã e o design arrojado de Jobs têm em comum?

Eduarda Vidal Redatora

12/08/2019

A escola alemã Bauhaus foi muito mais do que um estilo, mas uma nova uma maneira de pensar que até os dias de hoje influencia as mais variadas linhas do design.

 

Não é por menos que Steve Jobs, o gênio por trás da Apple, seguiu à risca os princípios da escola alemã.

 

Se formos analisar a base do pensamento do criador da Bauhaus, parece até que Jobs deu um Ctrl + C, Crtl + V em muitas de suas declarações públicas.

 

"Queremos criar uma arquitetura clara, orgânica, cuja lógica interna será radiosa e despojada". 

 

Essa frase não é do Jobs, mas sim do arquiteto Walter Gropius (1883-1969), fundador da escola de Bauhaus. Mas, sem dúvidas, essa poderia ser a descrição dos produtos da Apple.

 

Agora veja o que mais o design arrojado de Jobs e a escola Bauhaus têm em comum!

 

1.Modernismo, minimalismo, formas planas e retangulares

Ambos os conceitos priorizam uma estética linhas simples, geometria minimalista e nada de excessos. A máxima “menos é mais” se encaixa perfeitamente nesse conceito.

2. Mudança de paradigma

 

A Bauhaus era considerada uma escola cosmopolita e vanguardista, uma mistura presente também na Apple. Uma das marcas de ambas é a inovação.

A forma pela qual o design é pensado trouxe uma mudança de paradigma com a noção de que qualquer elemento visual, como um logotipo ou design de um produto, ganha significado a partir da qualidade daquilo que ele simboliza.

Como exemplo, Jobs usa em uma de suas declarações a banda Rolling Stones. Segundo ele, se os Rolling Stones tivessem fracassado, fariam piada do seu nome. Mas, como eles fizeram e fazem sucesso, sua marca se tornou um ícone.

Essa pequena ideia torna tudo diferente, pois em vez de buscar um elemento para provar a qualidade de um produto, busca-se um elemento que expresse a sua qualidade.

3. Beleza descomplicada

Uma característica que de fato tornou a Apple referência é a importância que Jobs deu aos detalhes. Esse pequeno detalhe, com o perdão da repetição, o deixou anos-luz à frente das outras empresas. 

A sofisticação começa nas embalagens e acompanha cada elemento, como seus fios e acessórios. E é por essa beleza descomplicada que, assim como os produtos da Bauhaus, com seus móveis de linhas simples e funcionais, os produtos da Apple se tornaram os grandes objetos de desejo da primeira década do século XXI. 

4. A forma segue a função

Por último, e não menos importante, o propósito por trás do design é um aspecto que tanto a escola de Bauhaus quanto a Apple carregam.

Em ambas, tudo é feito com propósito. O resultado é austero, com rigorosidade nos critérios, mas agradável aos olhos.

Nesses dois conceitos, o design precisa conter um significado, além, é claro, de ser belo.   

E aí, você também é fã do minimalismo e das formas retangulares da escola alemã? Conta para a gente o que você achou desse conteúdo!


Sobre o Autor

author Eduarda Vidal - Redatora - Metade punk rock, metade budista.