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Branded content: o que você, a Paula Fernandes e o Luan Santana tem a ver com esse conceito?

Eduarda Vidal Redatora

30/05/2019

Entenda como e por que reputação e sucesso andam juntos e Shallow Now

 

 

Primeiro de tudo, diferente de outras estratégias publicitárias voltadas diretamente para as vendas, o objetivo do Branded Content não é vender.  

Trata-se de uma estratégia voltada para audiência e não para o produto ou a marca em si.  

Bom, mas você pode estar se perguntando agora, se ele não serve para vender o meu produto, por que a minha empresa usaria esse conceito nas estratégias de Marketing?  

Simples! Você não quer esperar as pessoas comprarem o seu produto ou pagarem pelo serviço que você oferece para que elas saibam que de fato ele tem qualidade. Afinal, você conhece a qualidade do seu trabalho e precisa apenas da oportunidade de chegar até o seu público.  

Até por que, ainda que o famoso boca a boca seja sim uma das estratégias de vendas mais eficientes, ele pode levar tempo para alcançar uma quantidade de clientes satisfatória para o seu negócio se manter desde o começo.  

E para quem investiu em uma empresa, se capacitou e dedica suas horas para crescer, cada dia é importante.  

Portanto, saiba como utilizar cada dia a favor do seu negócio por meio do Branded Content.    

Como o Branded Content funciona?  

Antes de falarmos como funciona uma estratégia de Branded Content, é importante destacar o que não é. Assim, você descarta uma série de ações que não estão relacionadas a esse conceito.  

Veja o que NÃO representa uma estratégia para fortalecimento de marca:    

  • Mensagens diretas sobre algum produto;
  • Call To Actions (CTAs);
  • Promoções e assuntos relacionados à marca;
  • Anúncios.
 

Os verdadeiros objetivos do Branded Content são:    

  1. Posicionamento de marca - definição, reforço ou redefinição;
  2. Aumento do Brand equity - equidade da marca;
  3. Lembrança espontânea da marca;
  4. Criação de conexão com o público.
 

Portanto, antes de criar uma estratégia de Branded é preciso pensar se aquele conteúdo fará as pessoas lembrarem da sua marca. Depois, se ele terá relevância e alguma relação positiva com o que você trabalha, ainda que seja uma relação não muito óbvia.  

Aliás, um dos segredos é criar uma relação surpreendente, criativa e que faça uma relação quase exclusiva com a sua marca.  

Se você tem uma marca de pijamas infantis, por exemplo, automaticamente você tem uma gama de assuntos e universos que podem ser explorados, como:  

  • Literatura infantojuvenil;
  • Dicas para noites de sono mais tranquilas;
  • Assuntos relacionados às estampas; e
  • Quaisquer temas relevantes para a sua AUDIÊNCIA.

 

Assim fica mais fácil entender, certo? Agora vamos falar um pouco do sucesso meteórico da expressão “Juntos e Shallow Now” e dessa rede de sentidos e relações que inclui Lady Gaga, Paula Fernandes, Luan Santana e a sua marca (por que não?).    

Por que isso inclui você, a Paula Fernandes e o Luan Santana?    

Todo mundo viu nas últimas semanas que os cantores Paula Fernandes e Luan Santana lançaram uma versão do hit “Shallow” da Lady Gaga, tema do filme “Nasce uma estrela”, escrito e dirigido pelo ator Bradley Cooper que também atua e canta na obra.  

Bom, e assim como todo assunto popular na internet, foi só a canção ser lançada numa bela estratégia de marketing dos dois sertanejos que choveram conteúdos sobre o tema. Alguns bem criativos, inclusive.  

No entanto não é da qualidade desses conteúdos que estamos falando aqui, mas sim das associações possíveis que se pode fazer para fortalecer a marca com a sua audiência.  

A cadeia de sentidos Shallow - Lady Gaga e Bradley Cooper- Paula Fernandes e Luan Santana - Juntos e shallow now -  Popularidade - Marca - Memes é um exemplo de como um conteúdo de Branded (ou seja, de audiência) é produzido.  

Diante de tudo o que foi dito aqui, o convite que fica para a sua marca é: preste atenção na sua audiência e produza conteúdos que o seu público tenha vontade de compartilhar.  

Ah, e ouse mais! Criatividade e ousadia são dois ingredientes essenciais para alavancar um negócio.


Sobre o Autor

author Eduarda Vidal - Redatora - Metade punk rock, metade budista.