17/08/2020
Há muito tempo, mais ou menos desde quando a internet é a internet, foram criados também os memes. Deixando de lado a modéstia, esse assunto é de domínio absoluto dos brasileiros, que possuem a criatividade no próprio DNA.
Quando se fala em conteúdo viral na internet, é impossível não pensar nessas obras de arte do século XXI. Por sua carga de humor e muitas vezes de ironia, os memes são facilmente compartilhados, muito comentados e recebem chuvas de likes.
A explicação para isso pode estar aos estímulos visuais que essas imagens e vídeos costumam provocar nos usuários de redes sociais. Segundo dados da MDG Avertasing, publicações com imagens relevantes possuem 94% mais visualizações. Além disso, os próprios usuários assumem que uma imagem de qualidade possui mais importância do que conteúdo descritivo.
Isso é uma ótima explicação também para a popularização de redes sociais como o Instagram e o Pinterest, extremamente visuais.
Fato é que com uma rápida popularização e fácil adesão, os memes possuem o engajamento que qualquer campanha de redes sociais sonha em alcançar. Então, por que não usá-los nas redes sociais da sua empresa? Bom, primeiramente porque você precisa saber como fazer isso!
Se você não tem o hábito de postar conteúdos leves em suas redes sociais, colocar um meme no seu feed chamará a atenção e muito provavelmente resultará em uma reação negativa por parte de seus seguidores. Eles não esperam por isso e podem estranhar essa iniciativa.
Além disso, ao utilizar memes você precisa ter certeza que o seu público quer consumir conteúdo de humor. Uma boa maneira de testar isso é fazendo pequenas inserções nos stories, suavizar as publicações do seu feed e monitorar as reações.
Isso nos leva ao próximo item.
Todo meme tem um contexto. Apesar de ser uma publicação com ênfase na comédia, ela não pode ser simplesmente jogada no público. Você precisa vincular o meme com a realidade da sua empresa.
Forçar um meme fará com que a sua empresa se torne o famoso “tiozão” nas redes sociais e perca completamente a graça. E essa não é a intenção ao utilizar um meme, não é mesmo!?
Humanize as redes sociais da sua empresa. Isso facilitará a utilização deles!
Memes tem prazo de validade! Alguns podem durar algumas semanas, mas em geral são rapidamente superados. É essencial que você esteja sempre atento ao que está sendo comentado nas redes sociais no tempo atual e use isso a seu favor instantaneamente.
Usar um meme “saturado”, ou seja, que as pessoas já cansaram, não pega bem e ainda não trará bons resultados para a sua campanha.
Claro que os memes também não são milagrosos. Se você espera que eles façam o trabalho sozinhos na busca por engajamento, não é assim que acontece. Mas acredite, seguindo essas dicas simples, as suas chances de “hitar” nas redes sociais melhoram muito.
É importante que você saiba que ser autêntico e criativo é a melhor forma de chamar a atenção do público na internet. Evitar os exageros e manter o bom senso irão direcionar você para bons resultados.
Seguindo isso você também evita ser o próprio meme na internet. Ninguém quer ser o motivo de piada alheia.
Acompanhe a Arroba nas redes sociais e confira outras dicas como essas.