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Como utilizar os memes em estratégias de marketing digital

Oscar Führ Redator

17/08/2020

Há muito tempo, mais ou menos desde quando a internet é a internet, foram criados também os memes. Deixando de lado a modéstia, esse assunto é de domínio absoluto dos brasileiros, que possuem a criatividade no próprio DNA.

Quando se fala em conteúdo viral na internet, é impossível não pensar nessas obras de arte do século XXI. Por sua carga de humor e muitas vezes de ironia, os memes são facilmente compartilhados, muito comentados e recebem chuvas de likes.

A explicação para isso pode estar aos estímulos visuais que essas imagens e vídeos costumam provocar nos usuários de redes sociais. Segundo dados da MDG Avertasing, publicações com imagens relevantes possuem 94% mais visualizações. Além disso, os próprios usuários assumem que uma imagem de qualidade possui mais importância do que conteúdo descritivo.

Isso é uma ótima explicação também para a popularização de redes sociais como o Instagram e o Pinterest, extremamente visuais.

Fato é que com uma rápida popularização e fácil adesão, os memes possuem o engajamento que qualquer campanha de redes sociais sonha em alcançar. Então, por que não usá-los nas redes sociais da sua empresa? Bom, primeiramente porque você precisa saber como fazer isso!

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1 – Acostume os seus seguidores com conteúdos leves e descontraídos

Se você não tem o hábito de postar conteúdos leves em suas redes sociais, colocar um meme no seu feed chamará a atenção e muito provavelmente resultará em uma reação negativa por parte de seus seguidores. Eles não esperam por isso e podem estranhar essa iniciativa.

Além disso, ao utilizar memes você precisa ter certeza que o seu público quer consumir conteúdo de humor. Uma boa maneira de testar isso é fazendo pequenas inserções nos stories, suavizar as publicações do seu feed e monitorar as reações.

Isso nos leva ao próximo item.

2 – Não desvincule a sua marca do meme

Todo meme tem um contexto. Apesar de ser uma publicação com ênfase na comédia, ela não pode ser simplesmente jogada no público. Você precisa vincular o meme com a realidade da sua empresa.

Forçar um meme fará com que a sua empresa se torne o famoso “tiozão” nas redes sociais e perca completamente a graça. E essa não é a intenção ao utilizar um meme, não é mesmo!?

Humanize as redes sociais da sua empresa. Isso facilitará a utilização deles!

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3 – Fique atento ao timing

Memes tem prazo de validade! Alguns podem durar algumas semanas, mas em geral são rapidamente superados. É essencial que você esteja sempre atento ao que está sendo comentado nas redes sociais no tempo atual e use isso a seu favor instantaneamente.

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Usar um meme “saturado”, ou seja, que as pessoas já cansaram, não pega bem e ainda não trará bons resultados para a sua campanha.

Claro que os memes também não são milagrosos. Se você espera que eles façam o trabalho sozinhos na busca por engajamento, não é assim que acontece. Mas acredite, seguindo essas dicas simples, as suas chances de “hitar” nas redes sociais melhoram muito.

É importante que você saiba que ser autêntico e criativo é a melhor forma de chamar a atenção do público na internet. Evitar os exageros e manter o bom senso irão direcionar você para bons resultados.

Seguindo isso você também evita ser o próprio meme na internet. Ninguém quer ser o motivo de piada alheia.

Acompanhe a Arroba nas redes sociais e confira outras dicas como essas.


Sobre o Autor

author Em estado natural de surto (mas tranquilo).