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Conteúdo episódico: crie uma conexão duradoura com a sua audiência

Eduarda Vidal Redatora

26/08/2019

Bia Granja foi eleita em 2013 a 6ª pessoa mais inovadora do mercado de comunicação e marketing, pela revista Proxxima, do jornal Meio & Mensagem, entrou na lista dos 25 mais influentes da internet da revista Galileu e na lista dos 100 brasileiros mais influentes da revista Época, ambas da Editora Globo.      

E foi ela quem alertou sobre a importância do tal conteúdo episódico que vamos falar hoje.     

Para começar, ela lembra que conteúdo não é estratégia de vendas e, portanto, uma boa estratégia de conteúdo requer dois elementos essenciais:

 

 

  1. plano editorial 

  2. longevidade. 

   

Para criar e manter uma audiência, é preciso ter um relacionamento de verdade.  

Saímos da era “fake”, do excesso de photoshop, dos filtros e das promessas impossíveis e estamos entrando em um momento em que as pessoas pedem cada vez mais verdade na publicidade. 

   

Isso implica uma série de mudanças nas estratégias de Marketing e, portanto, reflete diretamente nas mídias sociais, que são hoje o maior foco das campanhas e de consumidores. 

Menos é mais

   

Antes de entrarmos no conteúdo episódico, que é o assunto desse material, vale a pena citar um outro conceito que está relacionado ao conteúdo e a essas transformações recentes nas redes sociais.Trata-se do micro pertencimento.

   

Na prática, significa trocar o perfil comprado com 30 mil seguidores aleatórios por um com 3 mil seguidores orgânicos, engajados e com potencial para se tornarem clientes. 

   

O micro pertencimento é uma forma mais genuína de identificação, no qual o foco é extremamente importante, bem como a qualidade e a periodicidade dos conteúdos.

   

Nesse sentido, as marcas estão buscando um público mais segmentado, engajado e fiel. 

   

Com isso, a estratégia de criar um conteúdo que tenha continuidade e cative a atenção do seu público se tornou essencial. 

     

Não é à toa que tanto o Facebook quanto o Youtube estão apostando nesse tipo de estratégia. O conteúdo episódico tem a capacidade de:

   

a) manter uma audiência engajada e esperando os novos episódios

 

 

b) oferecer para marcas a oportunidade de fazer parte de uma narrativa mais perene e também ter mais segurança sobre o conteúdo ao qual vão se associar.

 

 

"Produtores de conteúdo estão tratando o Instagram Stories como TV, com conteúdo focado em episódios."

 

 

Isso quer dizer que toda empresa precisa, de agora em diante, ter uma equipe de roteiristas e produtores de audiovisual? A resposta é não.

 

 

Nem tudo precisa ir para o Youtube e cada plataforma possui a sua linguagem e formato, como no caso do Instagram. Quanto mais adaptado à linguagem da rede, melhor o conteúdo. 

 

 

 

Na prática, estamos falando de tutoriais de beleza para empresas de cosméticos, dicas de treinos para academias, vídeos de DIY (faça você mesmo) para empresas de material de construção, dentre mil e uma possibilidades para cada nicho. 

   

A essência por trás disso tudo é a criação de conexões duradouras com as pessoas, por meio de conteúdos que fortaleçam a importância da marca em suas vidas.         

E aí, sua empresa está pronta para esse novo momento nas Mídias Sociais? Conte para a Arroba o que você gostaria de ter na sua página!


Sobre o Autor

author Eduarda Vidal - Redatora - Metade punk rock, metade budista.