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De onde nasce o conteúdo

18/06/2019

Um vídeo, uma foto, um blog post ou uma simples legenda de Instagram, o que todos esses formatos de conteúdos têm comum?

Antes de respondermos a essa pergunta, queremos falar de uma prática comum na área, capaz de tirar qualquer publicitário do sério.

Quem trabalha com Marketing Digital sabe quantas vezes já ouviu a famosa frase dos “cinco minutinhos”.

 

 “Faz uma legenda pra essa imagem, por favor... cinco minutinhos só!”

“Tô precisando de uma arte, coisa simples, em cinco minutinhos você faz.”

“Dá uma ideia de um nome aí pra minha empresa. Não precisa ser elaborado não. Para só por cinco minutinhos e vê o que faz.

E por aí vai...

De fato ideias podem pipocar numa mente criativa o tempo inteiro. Mas a verdade é que se fosse fácil assim criar conteúdo bom, só veríamos perfis F.A.N.T.Á.S.T.I.C.O.S nas redes sociais.

E a realidade não é bem essa. O que nós, profissionais de Marketing, mais vemos é: empresas com POTENCIAL que não sabem como trabalhar a própria marca.

Toda marca tem a sua melhor versão. Ou melhores versões. Por isso, na hora de criar uma estratégia de conteúdo ou até mesmo fazer um simples post, é preciso saber se a sua marca está conseguindo mostrar a que de fato veio.

Um dos principais erros de negócios é acreditar que a criação de conteúdo é algo aleatório e que não precisa ser planejada.

 

O lugar de onde nascem os bons conteúdos

Sem dúvidas o conteúdo que a sua empresa vai publicar depende de uma ou mais mentes criativas.

Mas não é necessariamente do aspecto humano envolvido com essa função que estamos falando.

Vamos mostrar alguns ingredientes essenciais por trás de um bom post, seja uma simples legenda para o Instagram, seja uma produção Audiovisual.

Veja o quanto é preciso saber para acertar na sua programação!

 

1.   Já estou careca de saber como meus concorrentes estão se posicionando

 

Não dá para começar a produzir algo sem antes fazer uma boa pesquisa de mercado. Observando seus concorrentes e outras empresas do mesmo ramo, você entende o que está sendo feito, identificando o que é ou não interessante para a sua marca.

Nada melhor do que uma experiência concreta para tirar como laboratório.

 

 

2.   Estou por dentro do que o meu público está a fim de ver

Sabe aquele feeling de postar o que a galera vai curtir? Isso vem com muito conhecimento sobre o seu público. Já falamos sobre o Branding em um de nossos artigos aqui do blog e mostramos como é importante criar conteúdos que a sua audiência tem afinidade.

 

 

3.   Criei um jeito de falar que é só meu

A sua página é o principal canal de comunicação com o público. Portanto, ela precisa ter a sua voz, com uma linguagem compatível com o que você deseja transmitir.

Dá para ter um tom irônico, sério, inteligente, engraçado... Mas é preciso definir o que é de fato interessante para engajar um público que vai consumir a sua marca.

 

4.   Dá para ver que eu entendo do assunto

Autoridade não é só palavra, precisa ser demonstrada. Mas não autoridade no sentido de impor, e sim de demonstrar um domínio sobre o que está falando.

Cuide das fontes e referências que vai utilizar e tenha sempre certeza do que está informando.

 

5.   Não é só mais um post qualquer

Se você está criando um conteúdo e antes mesmo de publicar já sabe que é só mais um post, melhor repensar a sua estratégia.

Muitas vezes, é melhor fazer uma quantidade menor com mais valor do que criar uma frequência que não será possível alimentar com conteúdos interessantes.

 

 

6.   “É comigo isso, não é?”

Sabe aquela sensação de assistir a um vídeo ou ler um texto e se identificar completamente? É essa sensação que você deve causar. Para isso, entenda a DOR do seu cliente e não fique apenas na superfície.

Pretende organizar a vida de empreendedores? Explore as 1001 dificuldades que ele pode estar passando e fisgue alguém que realmente precisa do seu trabalho.

 

7.   Não vão querer perder o próximo

A intenção de produzir conteúdo não é só ser criativo, engraçado ou inteligente, certo? A sua empresa tem uma intenção de vender, conquistar seguidores, fidelizar um público, dentre outros objetivos.

Portanto, é preciso gerar esse desejo de acompanhar a sua marca.  O conteúdo episódico, um conceito que vem sendo bastante explorado no como o Youtube e no Facebook, é um tipo de recurso que cativa o público e cria uma audiência fiel.

Essa audiência fiel faz muita diferença, principalmente se o seu produto ou serviço é de uso constante.

Pesquise com mais ousadia as maneiras de criar conteúdos pelos mais diversos canais, formatos e linguagens.

 


É preciso encontrar a sua maneira de se comunicar nesse novo mundo altamente digitalizado. Há centenas de clientes para a sua empresa conectados todos os dias.

 


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