Se você possui uma empresa, saiba que as suas redes sociais precisam emocionar o público. A explicação para isso é muito simples: fazer com que as pessoas sejam cativadas e despertar nelas as mais diversas emoções é uma das melhores maneiras para se adquirir engajamento e destaque de marca.
Pelo menos é isso o que diz esta pesquisa realizada em 2019 por um grupo de psicólogos que estudou comportamentos e interações a partir de publicações no Twitter. Segundo o estudo, “as palavras que apelam ao senso de certo e errado de alguém são particularmente eficazes na captação de atenção” e por esse motivo “rompem o barulho nas mídias sociais”.
De acordo com a pesquisa, publicações com palavras de apelo “moral” e “emocional” têm 20% mais chances de serem compartilhadas virtualmente.
- Mas o que são palavras de apelo moral?
Pode parecer estranho, mas é comum que as palavras tenham efeitos variados em diferentes públicos. Isso ocorre porque as pessoas possuem interesses distintos e opiniões divergentes em relação a alguns temas específicos. É exatamente isso que irá atrair ou afastar uma pessoa do conteúdo que for publicado.
Contudo, conforme destacado na pesquisa, existem grupos de palavras que despertam mais interesse nas pessoas. As palavras morais, como “crime” e “certo”; as palavras emocionais, como “medo” e “amor”; e as palavras moral-emocionais, como “abuso” e “honra” tendem a chamar mais a atenção do público.
Como emocionar o público com estratégias de marketing digital?
A essa altura do texto, você deve estar se perguntando como utilizar palavras como “crime”, ou “abuso” em uma campanha para as suas redes sociais. Não parece fazer muito sentido, não é mesmo?!
Acredite, da mesma forma que existem palavras negativas que ativam um sinal em nossa cabeça, existem também palavras positivas. Além disso, você pode sempre brincar com os significados das palavras, mesmo que negativas.
As suas redes sociais não precisam ser uma droga! Mate a preguiça, abuse da criatividade e pise na concorrência.