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Descubra por que você não deve comprar seguidores para o seu Instagram

Oscar Führ Redator

14/10/2020

Desde que o recurso “Arraste para cima” foi inserido nos stories do Instagram, os usuários da rede social começaram uma busca incansável e a qualquer custo para obtê-lo em seus perfis.

A estratégia da companhia foi inteligente, uma vez que exige o esforço dos usuários para alcançarem 10 mil seguidores, ou uma conta verificada - o que costuma acontecer apenas com perfis de pessoas famosas ou grandes marcas.

O recurso é valioso, de fato! Com ele você pode inserir links externos para sites, blogs e e-commerces, por exemplo, que não podem ser colocados nas publicações do feed. Contudo, o problema dessa ambição resultou em um efeito negativo, principalmente para empresas que buscam seu posicionamento no mercado.

A compra de seguidores se tornou uma atividade frequente para aqueles que querem o luxo de exibir um “Arraste para cima” nas publicações de stories.

Apresentaremos aqui 4 motivos para você NÃO comprar seguidores:

1 – Esses seguidores não irão agregar nada ao seu perfil

Se você já comprou seguidores ou conhece alguém que fez isso, perceba que grande parte dos usuários adquiridos não é de nacionalidade brasileira e sequer irá entender os conteúdos que você irá publicar.

Essas pessoas não chegaram ao seu perfil por estarem interessadas e assim que perceberem que estão seguindo a sua conta, darão unfollow automaticamente. Da mesma maneira que você obtém um alto número de seguidores, a sua taxa de unfollows será gigantesca.

2 – A rede social poderá punir o seu perfil!

A compra de seguidores pode ser interpretada pelos algoritmos do Instagram como uma ação “estranha”. Entre as punições que podem ser aplicadas estão a proibição de criar novas publicações por diversos dias, o que diminuirá o rendimento das publicações futuras.

Além disso, quando uma conta com muitos seguidores tem uma taxa de engajamento muito baixa, a rede social interpreta isso como se o conteúdo publicado por ela seja de baixa qualidade. Ou seja, não há motivos para entregar seus posts para todos os seguidores.

Isso quer dizer que um potencial cliente poderá nem receber os seus posts!

3 – Você pode piorar a situação da sua marca

Ao comprar seguidores para inserir a ferramenta de “Arraste para cima”, você deve antes se perguntar se você tem algo interessante para colocar nesse link externo.

Você estará tirando uma pessoa da sua “loja” e estará direcionando ela para outro local.

Esse site ou blog está bem estruturado? Tem conteúdo de qualidade? Responde às expectativas dos usuários?

Caso as respostas para as perguntas seja “não”, você jogou no lixo uma chance de negócio.

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4 – Por fim, você dificulta o trabalho de MKT digital

O trabalho de marketing digital vai muito além da produção de conteúdo. Ele consiste no desenvolvimento de estratégias e análises frequentes de desempenho.

Quando você compra seguidores e perde seguidores na mesma escala, interfere nos relatórios de análise. Isso compromete o rendimento de campanhas ativas.

Além disso, o número de seguidores irá aumentar, mas o mesmo não acontecerá com as outras métricas. Você não terá mais engajamento, curtidas e, principalmente, fechamento de negócios.

Lembre-se que quantidade não é o mesmo que qualidade! Marketing digital não é brincadeira e não deve ser tratado dessa forma.


Sobre o Autor

author Em estado natural de surto (mas tranquilo).