03/08/2016
O Geotargeting, geomarketing ou qualquer outro nome que possa aparecer para essa técnica, é algo muito comum para aqueles que trabalham na área da comunicação, inclusive na própria publicidade tradicional. Para ser mais exato, um Outdoor, por exemplo, nada mais é que uma propaganda aplicada em uma localização escolhida à dedo e voilá, temos Geotargeting.
A novidade é que, assim como tudo o que podemos pensar, esse tipo de ação vem acompanhando com passos largos a evolução da propaganda mobile e suas diferentes facetas. Isso porque os grandes grupos que dominam a internet (alô Zuckenberg) têm cada vez mais utilizado os dados que nós, meros usuários, disponibilizamos gratuitamente para vender anúncios que dia após dia se mostram ainda mais certeiros.
Ligando os pontos: acostume-se de agora em diante a receber anúncios de locais enquanto você caminha por uma avenida que coincidentemente é super perto da empresa anunciada. Ou, ainda, receba anúncios de um restaurante enquanto passa por uma rua classicamente conhecida por sua gastronomia, propagandas de lojas de roupas enquanto estás dentro de um Shopping Center ou ainda promoções de desconto enquanto anda tranquilamente de carro pelo centro da cidade.
Esse novo tipo de anúncio que interage com a localização do seu smartphone pode surgir na tela do celular como um simples pop-up, indicando para onde você deve ir se quiser aproveitar a super promoção da vez. Isso porque o GPS do informa às empresas a sua exata localização, fazendo com que elas possam conversar com você quando mais for cômodo, apenas enviando um pequeno anúncio dizendo “Venha para nossa loja, afinal, você já está pertinho da gente!”.
Há quem diga que é invasão de privacidade, mas que tal ler o contrato que você calmamente clicou “Aceitar” ao se cadastrar no Facebook? HAHAHAHA. Para nós, comunicadores, mais uma grande sacada para nos aproximarmos do consumidor e garantir resultados eficientes para nossos clientes!