09/03/2018
Tão importante quanto criar boas estratégias de marketing digital e comunicação, medir os resultados é crucial para entender como o público percebe sua marca. Além disso, saber entender o que está funcionando e o que é apenas um dado vazio é essencial. Por todos esses motivos, ter uma agência com experiência na área é algo tão necessário.
Quando aplicamos os processos de análise e monitoramento é possível encontrar as chamadas “métricas de vaidade”. O maior exemplo de métrica de vaidade, que muitas pessoas colocam como prioridade número 1, é o número de seguidores ou curtidas em uma página. Afinal, se você conhece o suficiente de atuação nas redes sociais deve saber que, nos dias de hoje, é possível “comprar” seguidores e encher um perfil de números falsos. Mas a verdade é que, a longo prazo, essa prática pode trazer prejuízos muito maiores do que tentar conseguir esses seguidores de uma forma mais orgânica ou através de anúncios patrocinados.
Afinal, de que adianta aumentar exponencialmente o número de curtidores se, no final, aquele público não será o público que você busca ou que compraria da sua empresa? Você vai ter a sensação de que sua mensagem tá sendo passada, de que você tá ficando mais conhecido, de que sua marca tá alcançando outros públicos, quando, na verdade, a página da sua empresa estará falando sozinha! É preciso conquistar pessoas reais, que te queiram no feed delas. Número de seguidores significa muito pouco quando não é acompanhado por engajamento do público ou ações tomadas nas redes sociais (cliques no seu site, comentários nos posts ou perguntas por inbox sobre produtos).
Crie uma estratégia que seja eficiente para a sua empresa, com um bom conteúdo e que faça as pessoas terem vontade de interagir. Trabalhar sua marca nas redes sociais é um esforço que gera resultados a médio e longo prazo, mas quando você tiver crescido em números de seguidores e de interações, terá crescido de verdade.
Se você está gastando muito tempo acompanhando informações que no final não ajudam a tomar nenhuma decisão estratégica de mercado, talvez seja a hora de buscar auxílio de uma agência qualificada para encontrar as reais métricas do seu negócio.
Ainda não sabe quais são as métricas que você deve focar para o seu negócio nas redes sociais? A Arroba pode te ajudar, entre em contato!