• fotos_blog

O MUNDO SEM DESIGN

Jackson Henrique Social Media

29/03/2017

Já imaginou se o mundo perdesse as cores, o cheiro, o tato ou audição? Tudo seria muito chato e menos apreciável. As rotinas seriam monótonas, no mínimo insuportáveis. O mundo sem design teria esse mesmo efeito devastador. 

OK, mas como exatamente seria o mundo sem Design?

Pegue uma folha em branco e olhe para ela: não é angustiante não ter algo que a preencha? Esse seria o mundo sem design. Podemos até não percebê-lo, mas ele está ali, presente no seu campo visual e tátil, fazendo a diferença nos mínimos detalhes. 

Sem design, os países não teriam bandeiras, as empresas não teriam logotipos e os atletas olímpicos teriam uniformes em branco, levando a uma enorme confusão moral e patriótica. Viveríamos em um planeta incolor e sem imaginação.

A concorrência entre as empresas não teria a identidade visual como aliada. A ausência do logotipo para identificar cada companhia prejudicaria muito a afirmação da marca. Todos seriam iguais e a competição entre as empresas poderia se tornar um caos. Até o elemento escolhido para compor a identidade visual da marca poderia ter o significado atribuído de forma errada. Uma empresa funerária poderia escolher o símbolo de um sorriso, que por sua vez remete à indústria odontológica, ou ao entusiasmo e a felicidade. O fato é que o mundo sem design teria menos bom senso para as marcas das empresas.

Já na esfera automobilística, os carros seriam todos iguais, com carrocerias obsoletas e painéis que levariam horas de concentração para serem decifrados, sem os designers para trazerem simplicidade e ordem para o layout.  

Mas respire fundo, tivemos a sorte desse pesadelo da inexistência do Design em nossas vidas não ter acontecido! O mundo ainda tem suas cores estimulantes, fontes com leiturabilidade, logotipos que afirmam as marcas das empresas e ainda temos o nosso glorioso Photoshop fazendo milagres imagéticos! E por trás de cada item e cada ferramenta, tem o Designer, profissional que estudou para contribuir com o sucesso da sua empresa e para melhorar a sua experiência em cada produto ou interface utilizada diariamente. 


Sobre o Autor

author Um pouco de engenheiro, um pouco de arquiteto, um pouco de publicitário. Catarinense apaixonado por internet, adora café. Bem humorado, gentil e disléxico.