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Por que o modo que a sua empresa interage com o público nas redes sociais pode influenciar no seu negócio?

Oscar Führ Redator

16/12/2019

Nos últimos anos, o aumento no uso das redes sociais fez com que as próprias empresas deixassem de lado as mídias off-line tradicionais e concentrassem grande parte do seu conteúdo na internet.

Parece óbvio: se as pessoas estão online, é lá que minha empresa deve estar. Contudo, não basta apenas migrar o conteúdo e esperar que as pessoas se tornem clientes.

Com as redes sociais, canais diretos de comunicação foram abertos, possibilitando que as pessoas questionem, avaliem e, principalmente, critiquem as marcas. Da mesma maneira que o bom posicionamento online pode significar o céu, pode também representar o inferno.

As pessoas passaram a ser notadas e se acostumaram com isso. Agora, essa é uma exigência. A era das mensagens gravadas já passou. Se um consumidor – ou possível consumidor – fala, a empresa deve ouvir e responder de forma individual e rápida. Quando você interage com as pessoas, demonstra a elas o real valor que elas possuem.

Cases humanizados

Uma estratégia adotada por algumas empresas foi a de criar perfis humanizados. Com elas, além de se comunicar diretamente com as pessoas, a marca passou a ter opiniões e a se posicionais sobre questões sociais.

Um perfil que pode ser citado como modelo atual de sucesso é o perfil da Netflix. Isso mesmo: “da”. A empresa até mesmo adotou o gênero feminino nas redes. Com bom-humor e entrando em defesa de causas, cria publicações e responde usuários de forma bastante descontraída. Com isso, as pessoas passaram a se reconhecer na empresa.

Outro, ainda mais excêntrico, é o perfil do programa Globo Rural, da emissora Globo.  O desafio dele é o de passar conteúdo sobre agronegócio para um público amplo.

Apesar de se esperar que o conteúdo fosse bastante técnico e pouco atraente para pessoas que não trabalham e não se interessam sobre o assunto, a empresa surpreendeu. Com postagens bem-humoradas, a empresa se tornou uma referência nas redes sociais mesclando conteúdo do agro com dramas do cotidiano.

Crie a melhor estratégia para a sua empresa

Para criar uma estratégia efetiva, você precisa delimitar público que deseja alcançar. Ao ter essa informação, você saberá o conteúdo específico que deverá produzir.

Dessa forma, a sua empresa estabelece uma relação de interação e proximidade com ele.

Nós, aqui da Arroba, trabalhamos conjuntamente com as empresas para delimitarmos as melhores estratégias de comunicação. A partir dela, produzimos o conteúdo específico para alcançar quem é preciso.

Entre em contato conosco e saiba como melhorar o posicionamento das suas redes sociais.


Sobre o Autor

author Em estado natural de surto (mas tranquilo).