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Por que ter um bom relacionamento com o cliente se você pode ter um excelente?

Eduarda Vidal Redatora

01/11/2019

 Antes de começarmos o texto, propomos um exercício de reflexão com algumas perguntas que selecionamos. Vamos lá!

 

  • Você se vê como cliente?
  • Que tipo de cliente você é?
  • Já se sentiu ignorado por alguma empresa?
  • Recomendaria essa empresa para alguém?
  • Já se sentiu muito bem tratado por uma empresa?
  • Recomendaria essa empresa para alguém?
Você pode ter estranhado essas perguntas, pois o texto é voltado para empresas, e não para clientes.
Porém, todos nós, em algum momento do dia, somos clientes de alguém. Seja na hora em que tomamos o café da manhã na padaria, seja fazendo uma compra online. Por isso, antes de pensar como empresa ou prestador de serviços, é preciso compreender o lugar de cliente e todas as necessidades envolvidas com esse lado da relação. Não importa o ramo da sua empresa, o canal de relacionamento, se ela é do varejo ou atacado. Em algum momento você terá de lidar com pessoas e é neste momento que a sua marca tem a oportunidade de fazer diferente.

Seu cliente dividiu o tempo dele com você

Imagine o seu cliente indo para o trabalho, saindo do transporte público e passando por três lanchonetes diferentes que oferecem produtos semelhantes, uma delas é a sua. Por algum motivo, ele escolhe a sua e, além de ter ficado satisfeito com o produto, recebeu um atendimento excepcional. Diante de um pedido para a viagem, a atendente se despede com um sorriso e um agradecimento e ainda dobra a embalagem com todo o cuidado, grampeando um guardanapo no lanche que está ainda morno. Qual a probabilidade dele voltar lá no dia seguinte para comprar o seu lanche novamente? A primeira escolha pode ter sido aleatória ou devido a alguma foto ou quaisquer motivos que não sejam o atendimento. Mas a segunda, a terceira e todos os outros dias que ele voltar ao local, sem dúvida, serão em grande parte pela qualidade do atendimento.

Dê motivos para o cliente escolher a sua empresa

Quem encara um negócio como uma relação que se pauta apenas em pagar e receber está pensando errado. Isso que o cliente faz com a sua empresa é mais do que pagar por um produto, e sim estabelecer uma relação e, principalmente, dividir o tempo dele com você. Se, durante 3 anos, ele estiver no mesmo emprego, fazendo o mesmo caminho, ele dividirá boas horas da vida dele com a sua empresa. Por isso, quando falamos em relacionamento com clientes, estamos falando na verdade da essência de toda relação comercial, que é: entregar vantagens para a pessoa que escolhe a sua marca. Hoje, com toda a abertura que há para abrir um negócio, seja ele digital ou físico, a necessidade de fazer a diferença é cada vez maior.

Por isso, cada contato com o cliente deve ser visto como uma oportunidade de encantá-lo e, assim, ser merecedor do seu tempo.  E, então, está convencido de que o relacionamento com o cliente é a base do seu negócio?      


Sobre o Autor

author Eduarda Vidal - Redatora - Metade punk rock, metade budista.