• fotos_blog

Qual o segredo para aumentar a lucratividade?

Oscar Führ Redator

28/09/2020

Se a pandemia de covid-19 foi ruim para a grande maioria das empresas brasileiras, o mesmo não pode ser dito sobre a varejista Magazine Luiza. Apesar de o “segredo” não ter sido revelado, é possível analisar algumas situações que empurraram a marca para o alto.

A empresa foi uma das que mais faturou durante o período e sua dona, Luiza Helena Trajano, passou a ocupar a 8ª colocação entre os mais ricos do Brasil, conforme lista divulgada neste mês pela Forbes Brasil.

 

Mas o que será que aconteceu? A Magazine Luiza encontrou a cura da covid-19 e não avisou ninguém?

Não, a empresa não descobriu a cura, mas encontrou algumas ótimas saídas para manter as vendas e a marca em alta.

Segundo o jornal O Estado de SP, as vendas online passaram a representar 50% da soma total das vendas da companhia. Por todo o investimento nos canais online, hoje a empresa já não é considerada apenas de varejo, mas também de tecnologia.

Contudo, você pode argumentar que diversas empresas também investiram em canais online e nem por isso os donos entraram para a lista da Forbes. E com razão!

 

Então o que mais pode ter influenciado nesses ótimos resultados?

Durante quase todo o período de pandemia, um padrão se tornou frequente em relação a marca:

o marketing deu muito certo e ela não saiu da boca do povo!

Você consegue se lembrar quantas notícias viu nos últimos meses relacionadas ao posicionamento da Magalu sobre assuntos considerados “polêmicos”?

Pois é! Para a grande maioria das pessoas são assuntos realmente polêmicos e poucos têm coragem de encarar.

 

Em março, a marca lançou a ferramenta para denunciar casos de violência doméstica pelo próprio aplicativo da loja. “Finja que está fazendo uma compra e denuncie casos de violência contra a mulher. ”

No mesmo período, a chefe da Magalu veio a público pedindo para que empresários não demitissem durante o período da pandemia. Um caminho completamente contrário ao que vinha acontecendo (e aconteceu) com grande parte das empresas nos meses seguintes.

Agora, mais recentemente, os holofotes voltaram a brilhar em direção à marca. A Magalu anunciou um programa de trainee voltado apenas a pessoas negras, indicando um grande problema social em nosso país.

O resultado? As ações voltaram a subir!

 

Assuntos como feminismo, racismo e manutenção de empregos são assuntos fortes e que geram diferentes opiniões entre as pessoas.

Cada um desses projetos elaborados pela Magazine Luiza trazem uma enxurrada de comentários negativos e com diversas promessas de boicote. Mas em compensação, a marca ganha cada vez mais visibilidade e admiradores ferrenhos.

 

O que se pode perceber com tudo isso é que o mundo está mudando e um posicionamento firme pode fazer a diferença para as empresas. Enquanto alguns optam por ficar em cima do muro e não se meter em assuntos delicados, outros estão encarando de frente e percebem os ótimos resultados.

Quem sabe esse seja um dos segredos para aumentar a lucratividade da sua empresa também?


Sobre o Autor

author Em estado natural de surto (mas tranquilo).