07/05/2020
Um movimento de valorização de comércios locais tem se popularizado nos últimos tempos, principalmente nas redes sociais. Com isso, há o estímulo de consumo de produtos feitos por empresas próximas das pessoas, como restaurantes, supermercados e pequenas lojas.
No Brasil, as micro e pequenas empresas correspondem a mais de 95% dos empreendimentos. Juntas, elas são responsáveis por 52% dos empregos com carteira assinada no país e proveem 27% do PIB nacional.
Os dados são de matéria divulgada pelo portal Uol Economia.
Com essa ampliação da valorização local, as pessoas passaram a ficar mais atentas aos estabelecimentos comerciais próximos de suas casas e isso é ótimo para os resultados dos pequenos empreendimentos.
Contudo, se você é dono de uma dessas empresas, saiba que não é necessário esperar que as pessoas se lembrem da sua empresa sozinhas. A iniciativa pode partir de você!
Uma das modalidades que pode ser utilizada no marketing digital é a de geomarketing. Uma estratégia que envolve inteligência sobre localização.
Por meio dela, as redes sociais utilizam a geolocalização de smartphones para segmentar públicos. A ferramenta permite que públicos específicos sejam priorizados na hora de receber anúncios.
Você pode segmentá-los em grupos que já estão próximos ao seu comércio, ou que estiveram em ambientes específicos. Por exemplo, se você tem uma pizzaria, pode direcionar conteúdos para pessoas que costumam frequentar esse tipo de restaurante.
Para períodos como o que estamos vivendo, em que há a valorização de estabelecimentos próximos às pessoas, é necessário utilizar disso em proveito da própria empresa.
De qualquer forma, essas estratégias, assim como outras do marketing digital, exigem conhecimento, acompanhamento e testagem.
Caso você queira se aventurar nesse mundo do marketing digital e do geomarketing, já sabe com quem contar!