16/03/2018
Muito tem se falado sobre Inbound Marketing nos dias atuais. Alguns chegam a compará-lo ao marketing de conteúdo. Para diferenciar os dois, vamos pensar que o marketing de conteúdo é a mensagem que deve ser passada ao consumidor, já o inbound é o meio (estratégia) pelo qual vamos organizar e entregar esse conteúdo. Porém, para que tudo funcione adequadamente e tenha o resultado esperado, é imprescindível que os dois caminhem juntos, mas cada um cumprindo a sua função. Quer dizer, o marketing de conteúdo existe sem o inbound marketing, mas o inbound marketing não existe sem o marketing de conteúdo.
Mas vamos ao que interessa. Afinal, o que é Inbound Marketing?
Trata-se de uma estratégia inovadora que consiste na elaboração de campanhas direcionadas a um público-alvo, com foco na produção de conteúdo. Um de seus princípios é a missão de transformar “estranhos” em leads, leads em clientes e clientes em divulgadores. Na prática, seus consumidores serão seus principais vendedores, tudo isso porque eles realmente se relacionam com a marca e amam este relacionamento.
E como eu faço para usar o Inbound Marketing?
Para isso, você usa os recursos como ferramentas e aplicativos que ajudam a criar e distribuir os conteúdos, porém, é importante estar atento ao tempo, lugar e as oportunidades. Ao publicar o conteúdo certo, no momento certo e no lugar certo, o marketing torna-se relevante e útil para seus clientes e as pessoas recebem muito melhor a informação.
Para direcionar o seu conteúdo para as pessoas certas, é necessário definir as personas (seu público alvo), que tipo de conteúdo elas consomem, como e onde elas buscam. É fundamental entender a experiência que cada um dos seus clientes passa durante o processo de compra, até a conclusão. Entender esse ciclo e interagir, é essencial para avançar no chamado “funil de conversão”.
Depois de atrair, o próximo passo é encantar. Você deve continuar oferecendo conteúdo relevante e respeitar o ciclo do cliente. Quanto mais você o conhece, mais ampla fica a sua capacidade de interação, permitindo que você ofereça no momento certo aquilo que ele realmente gostaria de receber. Lembre-se, é importante sempre trabalhar o relacionamento.
Para conseguir atrair o público certo, devemos começar criando um estudo com as personas. Sabemos que hoje os usuários da internet fazem pesquisas diariamente, leem blogs de seus interesses e passam grande parte do tempo em suas redes sociais. Estar conectado com essas pessoas no momento ideal é o grande desafio. É preciso entender quais os canais necessários para os alcançar e consequentemente gerar os leads certos. Para isso devemos utilizar alguns meios como:
Após iniciar o projeto, é importante mensurar resultados, não é mesmo? Com o Inbound Marketing, você tem mais controle das ações. É possível saber por exemplo, quem abriu um e-mail, quem clicou em determinado link e quem não quer mais receber novas mensagens.
O KPI (Key Performance Indicator) não pode ficar de fora do seu check list na hora de avaliar os resultados esses resultados. Através dele você pode analisar:
Com todas essas métricas, você consegue medir os resultados de todos os esforços de Inbound Marketing que foram realizados.
Estando clara a importância do Inbound Marketing em sua estratégia de marketing de conteúdo, para garantir uma boa atuação procure por profissionais no assunto. Aqui na Arroba nós podemos te ajudar! Venha nos fazer uma visita, nos contar melhor sobre o seu negócio que iremos atendê-lo da melhor forma possível! O cafezinho está te esperando!